Operadores Argumentativos
OPERADORES ARGUMENTATIVOS
DANIELE AZEVEDO DA CONCEIÇAO FERREIRA RA 1100668
NÉLIA MARIA MONTOVANELI NAZARINO RA 1124731
Os “operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso; eles assumem diferentes funções , conforme o enunciado onde são utilizados. Defina com suas palavras o que são os “operadores argumentativos” e ilustre seus diferentes usos com exemplos.
Chamamos Operadores Argumentativos certos elementos da língua explícitos na própria estrutura gramatical da frase, cuja finalidade é de indicar a argumentatividade dos enunciados. Eles indicam ao interlocutor o caminho que o enunciado vai tomar e o que o autor quer dizer ajudando o interlocutor a entender, inferir e tirar conclusões do texto. Os operadores argumentativos também ajudam o autor a convencer o interlocutor.
Gramaticalmente, palavras que funcionam como operadores argumentativos são:
a) os conectivos (notadamente as conjunções);
b) os advérbios;
c) e outras palavras que, dependendo do contexto, não se enquadram em nenhuma das dez classes gramaticais estudadas (são classificadas palavras denotativas: até, inclusive, também, afinal, então, é que, aliás, etc.
Os tipos de Operadores Argumentativos
1. Operadores que introduzem argumentos que se somam a outro, tendo em vista uma mesma conclusão: e, nem, também, não só... mas também, não só... mas ainda, além disso, etc.
Exemplos:
- Os efeitos danosos do trabalho infantil sobre a escolarização são sentidos não só nas crianças menores, mas também nos adolescentes.
“Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
É só o amor, é só o amor.
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal.
Não sente inveja ou se envaidece.
(...)”
Monte Castelo (Renato Russo)
2. Operadores que introduzem enunciados que exprimem conclusão em