Operadores Argumentativos
Aluno(s):
Marcos Antonio de Araujo RA:1436197
Trabalho em Grupo (TG)
Curso: Historia
1º bimestre
Pergunta:
Os “operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso; eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado onde são utilizados. Defina, com suas próprias palavras, o que são os “operadores argumentativos” e ilustre seus diferentes usos com exemplos. Operadores Argumentativos . Operadores Argumentativos, ou simplesmente, conjunções são palavras ou expressões que servem para ligar e dar sentido e coesão as orações. Eles também tem a função de mostrar a força argumentativa dos enunciados. Portanto ao fazer essa ligação, eles indicam que tipo de relação estamos usando como por exemplo: causa e conseqüência, conclusão, soma de duas idéias, etc. Por isso existem vários tipos de operadores argumentativos, para serem usados em diversas situações.
Principais Operadores Argumentativos. oOperadores que somam argumentos a favor de uma mesma conclusão, ou seja, indicam a soma de duas idéias: E,TAMBÉM, AINDA, NÃO SÓ, MAS TAMBÉM, ALÉM DE, ALÉM DISSO.
Exemplo: João é o melhor candidato, além de ter boa formação em economia, tem experiência no cargo, e também não se envolve em negociatas.
Operadores que apresentam argumentos que indicam idéias contrarias, são aqueles que ligam enunciados, de sentido contrário, existem dois grupos:
GRUPO A: MAS, PORÉM, CONTUDO, TODAVIA, ETC.
GRUPO B: EMBORA, AINDA QUE, POSTO QUE, ETC.
Exemplo Grupo A: João queria namorar a moça, mas ela não aceitou.
Exemplo Grupo B: Embora o time tenha jogado bem, eles acabaram perdendo.
Operadores que indicam o argumento mais forte de um enunciado: ATÉ, MESMO, ATÉ MESMO, INCLUSIVE, PELO MENOS, NO MÍNIMO.
Exemplo: O rapaz era dotado de grandes ambições, pensava em ser no mínimo, um empresário de sucesso.
Operadores que se distribuem em escalas opostas: