CONTABILIDADE EM MOEDA FORTE PRONTO
Daniela Turchiello Letícia Keller Tainá Trombini
Santiago
2014
INTRODUÇÃO
A contabilidade é uma importante ferramenta no suporte às operações e à produção de informações dos negócios da empresa. Os serviços contábeis proporcionam informações necessárias, observando algumas das características como a da qualidade, da objetividade e da consistência, para que o usuário possa tomar decisões e ter iniciativas que permitam a empresa atingir os objetivos. Ou seja, perpetuar se indefinidamente na continuidade dos negócios e proporcionar o retorno de seus investimentos, mediante lucro e aumento do valor da riqueza do investimento. Nos últimos anos, envolvendo todo o sistema de gestão, produção e operações, e, principalmente, o sistema financeiro, que provocou grandes transformações no mercado de produtos, fatores de produção e de serviços, estabelecendo novos padrões de eficiência e qualidade. Logo, tornou-se necessário a modernização tecnológica, que possibilitasse o desejado aumento da produtividade em contraposição a redução dos custos. A globalização estabelece, assim, a necessidade de um processo de gestão comprometido com a alta produtividade, comparado às dimensões internacionalmente aceitas.
Atualmente, as normas contábeis vigentes nos países da economia mundial são dispersas e divergentes e, por isso, não permitem comparações de dados entre empresas. Assim, empresas transnacionais, com operações em diversos países, que necessitam de informações sobre o desempenho global de suas operações, precisam conciliar dados elaborados sob diferentes normas contábeis. Então, atualizar as demonstrações com base em moeda forte possibilita apresentar um resultado que melhor represente a realidade da empresa.
MOEDA FORTE: DEFINIÇÕES
Moeda forte significa aquele valor estável ao longo do tempo, sem os reflexos de uma instabilidade econômica ou da desvalorização influenciada pela inflação.
Segundo Sandroni