operadores argumentativos
ESTUDOS DISCIPLINARES IV
OPERADORES ARGUMENTATIVOS
Tamae Tanaka de Menezes RA: 1430741
Selma de Oliveira Silva RA: 1436410
Polo Capão Redondo
2014
PERGUNTA: Os “operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso; eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado onde são utilizados. Defina, com suas próprias palavras, o que são os “operadores argumentativos” e ilustre seus diferentes usos com exemplos. RESPOSTA: Os operadores são os recursos lingüísticos necessários para relacionar os enunciados existentes no discurso argumentativo.
Exemplo 1 “Como a moral...tem influência nas ações e afeições, segue-se que ela não pode ser derivada da razão: e isso porque a razão, por si só, como já provamos, jamais pode ter uma tal influência.” David Hume, Um Tratado da Natureza Humana.
Nesse exemplo os termos: “como” e “porque” são operadores argumentativos que servem para indicar as premissas do argumento. O termo “segue-se que” é um operador argumentativo que serve para indicar a conclusão do argumento.
Exemplo 2 “Se Lowell não está em condições, então, ou Monroe será o zagueiro de área ou Norton será o zagueiro de área. Monroe não é o zagueiro de área . Portanto, se Norton não é o zagueiro de área, então, Lowell está em condições.” Irving M. Copi, Introdução à Lógica.
Nesse exemplo os termos “Se..., então...”, “ou” e “não” são operadores argumentativos que servem como operadores lógicos do argumento. O termo “portanto” é um operador argumentativo que serve para indicar a conclusão do argumento.
Exemplo 3 “Posso perfeitamente respeitar uma pessoa diferente e estranha, embora nunca pretenda amá-la.” Stephen Kanitz, Respeitai-vos uns aos outros.
Nesse exemplo o termo “embora” é um operador argumentativo de