Operadores argumentativos
Os “operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso; eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado onde são utilizados. Defina, com suas próprias palavras, o que são os operadores argumentativos e ilustre seus diferentes usos com exemplos.
Resposta:
Os operadores argumentativos são palavras utilizadas para indicar a força argumentativa de um enunciado, ou seja, pode indicar a relevância da informação, uma mudança no discurso, entre outros.
Os operadores argumentativos são observados além de suas características gramaticais, isto é, são utilizados advérbios, conjunções, preposições, palavras denotativas e outros conectivos, sem que estes estejam desempenhando especificamente estes papeis.
Deve-se perceber o valor argumentativo dessas marcas, suas nuances, conseguir identificar estes marcadores como forma de “força” do argumento. É necessária a percepção da intencionalidade argumentativa, ou seja, qual foi a intenção em determinado enunciado. E é através dos operadores argumentativos que se tem todas estas observações.
Existem variados tipos de operadores argumentativos para cada tipo de intenção:
* Operadores que indicam o argumento mais forte em uma escala.
Ex.: A cerimônia foi um sucesso, pois estiveram presentes deputados, ministros e até mesmo o Presidente da República. * Operadores que somam argumentos tendo em vista uma mesma conclusão.
Ex.: A inclusão digital nas escolas públicas beneficia não só os alunos, mas também a comunidade. * Operadores que exprimem conclusão em relação ao exposto anteriormente.
Ex.: O descarte de lixo eletrônico em locais impróprios pode causar sérios danos ao meio ambiente, portanto o Governo deve orientar a população quanto ao descarte correto.
* Operadores que introduzem argumentos alternativos.
Ex.: Ou tomamos uma providência, ou o problema persistirá. * Operadores que estabelecem comparação entre elementos.
Ex.: Diminuir a pobreza é tão importante