A onda
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
THIAGO DE MOURA ARABI
RA C007BF4
SÃO PAULO
2015
A onda
O filme conta a historia do professor Wenger, que realiza um debate com seus alunos sobre autocracia, fascismo e ditadura, onde pergunta se isso ainda é possível. O professor explica aos alunos o que é autocracia "controle das massas". As respostas variam entre os alunos, então o professor decide elaborar um plano de ensino, no qual quando os alunos saem da sala ele muda as carteiras de lugares. Alunos que não seguiam as regras eram expulsos da turma.
Ao prosseguir com o plano, com o passar dos dias, o professor cria um movimento, no qual começam a tornar grandes proporções, alunos vestem uniformas, pixam o símbolo do grupo criado "onda" pela cidade, espalhando sua ideologia e como consequência o movimento começa a sair de controle. Os alunos estão totalmente envolvidos, porém uma minoria começa a questionar tal ideologia, tentando impedir que isso se postergasse.
Um dos alunos insiste em falar que este movimento esta indo longe demais, ate que chega em um certo ponto que o Professor Rainer Wenger percebe que realmente tinha passado dos limites, e resolve reunir toda a turma para da por encerrado o movimento, porem o seu aluno mais prestativo, Teen, resolve sacar uma arma inconformado com a decisão do Professor, pois tinha se envolvido inteiramente no movimento o considerava sua família. Quando questionado sobre capacidade de atirar, dispara contra o aluno que tentou desarma-lo , e ao apontar a arma para seu professor eles conversam e no que parecia o ter acalmado o surpreende acontece, o aluno se suicida com um tiro na cabeça e o professor Wenger fica pasmo com a situação.
Após o ocorrido ele é detido como principal causador da morte e ao longo dos fatos percebe-se que o professor ao se empolgar com ideia do plano de ensino estava saindo como planejado, ele não se deu conta que estava perdendo o controle da situação e