Operadores argumentativos
No campo da Semântica Argumentativa os operadores são palavras responsáveis pela sinalização de argumentação.São certos elementos da lingua que indicam a força argumentativa dos enunciados,ou seja,a direção que queremos tomar ao dizer algo. Segundo Koch (1998), constituem marcas linguísticas relevantes da enunciação que direcionam a argumentatividade e contampara conduzir o interlocutor a determinadas conclusões.
Observe nos exemplos como funcionam esses operadores:
No Brasil ainda há crianças fora da escola.
Nesse enunciado, o advérbio ainda orienta o interlocutor no sentido de inferir algo que está pressuposto: que, antes do momento da enunciação, já havia crianças fora da escola.
Embora muitos adolescentes que trabalham frequentem a escola, poucos conseguem concluir os oito anos de escolaridade básica. Nesse enunciado, a conjunção embora introduz argumento que se contrapõe ao exposto na oração seguinte. Em outro exemplo podemos observar que os operadores argumentativos fazem toda a diferenção na hora da interpretação::
49% dos brasileiros apoiam o Dunga :
・ Quase a metade dos brasileiros apoiam o técnico. ・Menos da metade dos brasileiros apoiam o técnico.
32% dos produtos omitem informações sobre gordura trans :
・ Pesquisa feita pelo Idec com 370 alimentos industrializados mostra que só 62% cumprem a lei, em vigor há dois anos.
O advérbio só é um operador argumentativo que leva o leitor a construir o sentido do texto.
.
Na classe dos operadores argumentativos, apresentam-se palavras de diversas classes gramaticais, dentre as quais trabalharemos a conjunção e o advérbio. Aconjunção, além de funcionar como um conectivo que liga orações, no nível linguísticoassume outros papéis, como o de operador argumentativo, função do nível discursivo. O mesmo ocorre com o advérbio, o qual, no nível linguístico, é definido como a palavra que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou do próprio advérbio.