Transportadores continuos
Foi Professor da Escola Politécnica da USP e Prefeito da Unicamp
Coordenador do LALT - Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes
Ano de Publicação: 2005 Resumo
A movimentação urbana de mercadorias tem crescido muito em importância por estar diretamente relacionada com a vida das pessoas nas cidades e com o aumento dos congestionamentos nas regiões mais centrais. Este problema atinge o operador logístico, que tem sua eficiência reduzida; o morador da cidade, que tem sua qualidade de vida afetada pela poluição e interferências dos caminhões; e o poder público, que tem grande dificuldade em regulamentar e minimizar os impactos deste processo sem prejudicar a continuidade das atividades econômicas a ele associado. Este trabalho procura discutir um pouco o futuro desta questão, apresentando inicialmente um panorama dos principais problemas relacionados à movimentação de cargas em centros urbanos, relacionando algumas das discussões em andamento sobre o tema hoje no mundo e identificando algumas tendências de sua evolução. Introdução
Prever o futuro não é tarefa fácil e acertar a previsão então, quase impossível.
Por que aceitar, então, o convite para escrever sobre o futuro da movimentação de cargas nas cidades? Talvez baseando-se em Bernal, 1929, que diz existir dois futuros, o do desejo e o do destino, e poder explanar um pouco algumas idéias sobre este primeiro.
Continuando com a interpretação de Artur Clarke, 1989, o futuro não existe, pois quando isto acontece, ele é presente. O que todos têm é uma vaga imagem do que virá, que reflete os desejos e que em raras vezes coincidem com o que realmente acontece, ou seja, com futuro do destino. O importante é a reflexão sobre o futuro, pois é onde o homem expressa seus sonhos e alguns deles são transformados em realidade.
Das diversas dimensões que alguns ousam fazer previsões, é sobre a