Revestimentos cimentícios.
Uma tradição milenar que ainda hoje faz de espaços e ambientes, verdadeiras obras de arte. Os ladrilhos hidráulicos remontam ao século IV, época em que o Império Bizantino dominava grande território entre a Europa e a Ásia. Castelos, palácios e grandes feitos da arquitetura européia do séc. XVII carregam em sua essência, a beleza transmitida pelos ladrilhos – que mostraram excelência ornamental como pisos e revestimentos. Os ladrilhos hidráulicos surgiram na Itália, e mestres italianos trouxeram para o Brasil esta técnica em pisos decorados.Processo artesanal, a fabricação de ladrilhos é realizada peça a peça, requerendo habilidade e experiência do mestre ladrilheiro. As peças são produzidas, em sua maioria, nas dimensões 20 x 20 cm, em diversas combinações de cores. A técnica artesanal permite a confecção de peças personalizadas, mediante a escolha prévia das cores e modelos. As tintas utilizadas são à base de óxido de ferro, e os ladrilhos têm durabilidade estimada em mais de 100 anos.Os ladrilhos externos ou de passeio apresentam características antiderrapantes e suportam cargas aplicadas de forma similar ao concreto.Os ladrilhos decorados, por sua vez, permitem a composição de pisos, resultando em belos efeitos decorativos.
No Brasil, as primeiras fábricas surgiram no final séc. XIX, quando um cônsul suíço transmitiu o conhecimento da técnica aos italianos residentes em São Paulo. Da beleza moderna, para a beleza antiga. O ladrilho hidráulico, muito usado no Brasil na década de 20, voltou a ser uma forte tendência entre os arquitetos.
Na atualidade o Ladrilho é mais comumnmente utilizado em pisos, tanto para áreas internas quanto externas. Na maioria das vezes é constituido de pó cimenticio e aglutinantes, pode também ser cerâmico ou em pedra.
Os ladrilhos de pedra, como o ladrilho português, foram e ainda são muito utilizados para pavimentação de vias de pedestres, como no centro de São Paulo, em partes do Rio de Janeiro e