Argamassa
Segundo a NBR 13281 1 , argamassa é a mistura homogênea de agregado(s) miúdo(s), aglomerante(s) inorgânico(s) e água, contendo ou não aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento, podendo ser dosada em obra ou em instalação própria (argamassa industrializada).
As argamassas são empregadas com as seguintes finalidades:
-assentar tijolos e blocos, azulejos, ladrilhos, cerâmica e tacos de madeira;
-Impermeabilizar superfícies;
-regularizar (tapar buracos, eliminar ondulações, nivelar e aprumar) paredes, pisos e tetos;
-dar acabamento às superfícies (liso, áspero, rugoso, texturizado, etc.).
Características das argamassas
Chama-se traço a proporção em volume ou em massa entre os componentes das argamassas (cimento, cal e areia), que varia de acordo com a finalidade e as características desejadas da argamassa.
As argamassas mais comuns são constituídas por cimento, areia e água. Em alguns casos, costuma-se adicionar outro material como cal, saibro, barro, caulim, e outros para a obtenção de propriedades especiais.
As argamassas industrializadas utilizam aditivos para obterem propriedades especiais.
No caso de argamassas poliméricas, os aglomerantes são normalmente resinas sintéticas e o agregado o pó de pedra.
Assim como o concreto, as argamassas também se apresentam em estado plástico nas primeiras horas de confecção, e endurecem com o tempo, ganhando resistência, resiliência e durabilidade. Este processo chama-se cura da argamassa.
A argamassa é uma cola que permite unir diversos materiais de construção. Em muitos casos, pode-se utilizar argamassas com características especiais para melhorar as características de adesão. Também são importantes as características de impermeabilização, embora haja necessidade de adição de produtos especiais para obter as propriedades impermeabilizantes da argamassa.
Argamassas para assentamento
As argamassas para assentamento são usadas para unir blocos ou tijolos das alvenarias.