Projeto de pesquisa
Disciplina: Metodologia Cientifica
ROSA, João Guimarães. As Primeiras Estórias: Soroco, sua mãe, sua filha. In Ficção Completa, v. 2. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. 1192 p.
Objetivo do autor: O objetivo de Guimarães Rosa ao escrever, Soroco, sua mãe, sua filha, pode ter sido apresentar o sertão, o sertanejo e a sua cultura. E que nele havia pessoas solidarias.
Principais ideias: Uma das principais ideias defendidas por Guimarães Rosa é a de que o sertanejo é extremamente solidário.
Resumo: Mãe e filha eram loucas. Soroco tentou ficar com as duas ao seu lado, mas não foi possível. Tomou a decisão mais difícil de sua existência: interná-las. O governo mandaria o trem para levá-las para Barbacena, longe.
CUNHA, Euclydes da. Os Sertões: campanha de Canudos/ Euclydes da Cunha- 39ª ed.- Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora: Publifolha, 2000.
Objetivo do autor: Mostrar como era a vida dura dos sertanejos
Principais ideias: O sertanejo é, antes de tudo, um forte.
2º Ideia: A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista revela o contrário.
Resumo: À primeira vista o sertanejo é um fraco, um preguiçoso, simples demais, não é igual ao comum visto nas cidades. É fora dos padrões por sua aparência simples e por seus modos desajeitados. Na realidade são pessoas que trabalham duro, que sofrem muito na vida, que lutam todos os dias nos sertões, que fazem de tudo para defender quem tem seu respeito, seus companheiros sertanejos, pois confiam neles, conhecem sua luta diária. Essa é uma qualidade grandiosa do sertanejo, confiar, não importa para quem seja, se um sertanejo dá sua palavra de honra, ele irá cumprir com o prometido.
NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Trasdisciplinalidade. Triom: São Paulo, 1999. In http://ruipaz.pro.br/textos/manifesto.pdf em 26/2/2013, download por Estevão Monti.
Objetivo do autor: expressar sua constante busca por respostas referentes à falta de unidade do