dayane
1º Encarar o chefe e falar: Chefe eu quero, preciso e eu mereço um aumento de 20%.
3 reações possíveis:
~> Dar risada ~> Dar uma longa explicação e não conceder o aumento ~> Falar: Porque só 20%? Porque não 40%? ↑ essa ultima reação não existe na vida real
Dificuldades de conseguir um aumento:
~> Porque quem pede vê a situação por um ângulo ~> E quem pode conceder enxerga a situação de outra maneira
2 regras básicas:
~> Todo empregado acha que ganha menos que merece ~> E toda empresa acha que o empregado poderia produzir mais pelo que ele já esta ganhando
Empresas não gostam de ouvir falar em aumento, então é preciso encontrar uma maneira de fazer com que a empresa se interesse a escutar.
Para isso vamos dividir o aumento em 3 categorias: curto prazo, médio prazo e longo prazo.
Curto prazo: Empresa não concede o aumento se o problema for do empregado, a empresa só concede o aumento se o problema passa a ser dela.
Ex: Quando o empregado consegue uma proposta para ganhar mais trabalhando em outra empresa, ai já é problema e interesse da empresa atual conceder o aumento para não perder o funcionário. 8 a cada 10 casos de aumento é por conseqüência disso.
Médio prazo: Deve sentar com o chefe e estabelecer um programa de objetivos para serem atingidos entre 6 meses a 1 ano. Chefes não gostam de quem pede aumento, mais costuma dar atenção a quem pede uma oportunidade.
Longo prazo: Pesquisas mostram que pessoas que tem curso superior ganham 30% a mais do que pessoas que não tem, e alguém capaz de falar 2 idiomas ganham mais do que quem só fala o português.
Aumentos tem sido vistos como necessidade imediata, eles precisam ser encarados como investimento e tem que começar agora.