Ladrilho Hidraulico - Pesquisa de Processos
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA
PISO HIDRÁULICO
Pesquisa de Processos
Relatório Parcial
Processo ARQ_132_2013
THAMIRES DE CÁSSIA CÉSAR
Orientanda
PROF. DR. GEORGE REMBRANDT GUTLICH
Orientador
Taubaté
2014
1 INTRODUÇÃO
O objeto de estudo desta pesquisa é o revestimento cimentício conhecido popularmente como piso ou ladrilho hidráulico, nome dado pelo fato de não ter processo de queima, mas de cura imersa na água. Elemento de composição arquitetônica de grande requinte ornamental foi introduzido no Brasil pelos construtores e pedreiros italianos na década de 30. No passado foi uma alternativa de revestimento de caráter decorativo, que podia ser aplicado em várias áreas, cobertas ou descobertas, com diversas cores e formas de combinações, mas seu uso entrou em decadência com a chegada da produção de pisos pela indústria cerâmica em 1960. A partir dos anos 1980 os arquitetos voltam a utilizar o revestimento cimentício, mas o modo de produção continua sendo o mesmo, produzido um a um, utilizando as técnicas trazidas da Itália.
As normas técnicas dos ladrilhos são: NBR 9457 - Ladrilho Hidráulico; NBR
9459 - Ladrilho Hidráulico - Formatos e Dimensões; NBR 9458/86 - Assentamento de Ladrilho Hidráulico.
2 OBJETIVO
Os objetivos gerais desta pesquisa compreendem um levantamento dos pisos hidráulicos da Universidade de Taubaté, organização e catalogação dos materiais já existente, reativar o laboratório de ladrilho hidráulico do Departamento de Arquitetura e posteriormente possibilitar a reposição de peças.
3 METODOLOGIA
Para efetivação desta análise optou-se pela seguinte metodologia: A definição de estratégias e critérios de documentação e análise, em seguida foi realizada a pesquisa de campo com registros fotográficos documentais e desenhos dos modelos encontrados nos edifícios da Universidade de Taubaté, após foi realizada a pesquisa de processo e posteriormente será feita a catalogação das