faculdade
1.Introdução
Derivação dos mosaicos bizantinos3, o ladrilho hidráulico, criado para decorar pisos e paredes, expressa a arte e a religiosidade que remontam ao século IV, época em que o Império Bizantino dominava grande território entre a Europa e a Ásia. O ladrilho hidráulico é um dos mais antigos objetos padronizados para construção, pois aproveitando os pequenos pedaços de pedras coloridas, resultantes das ruínas de mosaicos, criaram-se ladrilhos para obras de arquitetura. Castelos, palácios e outros grandes feitos da arquitetura europeia do século XVII carregam em sua essência a beleza transmitida pelos ladrilhos na excelência ornamental dos pisos e revestimentos.
A partir da metade do século XIX, com o emprego na produção do cimento portland― já sendo manufaturado como peça única, decorado diretamente no cimento ― foi adotadoem larga escala na Europa e no norte da África e, a seguir, nas Américas, inicialmente como produto importado e depois produzido localmente.
O produto ganhou expressividade no início do século XX, principalmente nas regiões do Mediterrâneo, relacionada aos movimentos do Modernismo na Espanha, Art Nouveau na França, entre outros. Devido a sua grande possibilidade decorativa, acabou conquistando renomados arquitetos e grandes artistas, como JosepPuig i Cadafalch e AntoniPlàcidGaudi, conquistando seu apogeu.
No Brasil, inicialmente as peças foram todas importadas de Portugal, França e Bélgica. Somente no final do século XIX, os segredos das técnicas de manufatura do ladrilho hidráulico foram trazidos pelos mestres italianos e repassados para os imigrantes italianos residentes em São Paulo. Devido a sua beleza e versatilidade, fábricas se