Ladrilho hidráulico
Eudiene Alves Santos
RA 5330860
Pesquisa sobre Ladrilho Hidráulico
São Paulo – Brasil Novembro / 2010
Origem do Ladrilho Hidráulico O ladrilho hidráulico remonta aos antigos mosaicos bizantinos, expressando arte e religiosidade na decoração de pisos e paredes, porém, sua verdadeira origem é marroquina. O ladrilho foi largamente aplicado na Europa como revestimento de paredes e pisos, sendo principalmente difundido pelos italianos. No final do século XIX, os segredos das técnicas do ladrilho foram passados aos imigrantes residentes no Brasil e, então, começaram a ser instaladas aqui as primeiras fábricas. Composição do Ladrilho Hidráulico Os materiais usados na sua fabricação, basicamente são o cimento, o pó de mármore, pigmento (a base de cimento) e água. Processo de Fabricação O ladrilho hidráulico é feito manualmente, peça por peça, com três etapas cruciais de fabricação. Primeira Etapa O composto feito de cimento, pó de mármore e pigmento, é despejado na forma que dá origem ao ladrilho e ao desenho das peças. Feito isso ele é prensado e, em seguida, vai para a pré-secagem com duração de aproximadamente cinco horas, para possibilitar o seu manuseio. Vale lembrar que na pré-secagem, este ladrilho que esta sendo confeccionado, necessita de um ladrilho já constituído para repousar sob este enquanto ele seca.
LADRILHO SENDO PRENSADO
A PRENSA
PRÉ-SECAGEM: SOBREPOSTO A OUTRO LADRILHO PRONTO
Segunda Etapa Depois da pré-secagem, o ladrilho já tem a sua condição de manuseio, sendo assim, as peças são levadas para uma espécie de banheira onde ficam por volta de oito horas submersos na água para a saturação, onde ele sofre o processo de cura (reação química semelhante a do concreto), o que proporciona maior resistência ao ladrilho.
Terceira Etapa Após o processo de cura, o ladrilho já esta preparado para a etapa mais importante de sua confecção, a secagem, que é feita em lugar seco e arejado e não pode