Ladrilhos hidráulicos
1.1 BREVE HISTÓRICO
Derivação dos mosaicos bizantinos, o ladrilho hidráulico, criado para decorar pisos e paredes, expressa a arte e a religiosidade que remontam ao século IV. O ladrilho hidráulico é um dos mais antigos objetos padronizados para construção como castelos, palácios e outros grandes feitos da arquitetura, carregando em sua essência a beleza transmitida pelos ladrilhos na excelência ornamental dos pisos e revestimentos.
O produto ganhou expressividade no início do século XX, principalmente nas regiões do Mediterrâneo, relacionada aos movimentos do Modernismo na Espanha, entre outros. Devido a sua grande possibilidade decorativa, acabou conquistando renomados arquitetos, como Josep Puig i Cadafalch e Antoni Plàcid Gaudi.
No Brasil, inicialmente as peças foram todas importadas de Portugal, França e Bélgica. Somente no final do século XIX que foram trazidos pelos italianos. Devido a sua beleza e versatilidade, fábricas se estabelecem tendo seu auge nas décadas de 1930 e 1940.
A partir de 1980, arquitetos, designers e decoradores começam a valorizar os revestimentos em ladrilhos, pois o presente buscava no passado rastros da memória, como forma de personalizar projetos em composição com outros materiais. Dessa forma, ladrilhos hidráulicos florais, geométricos, lisos ou emblemáticos resultam de um elaborado processo artesanal de produção que permite a criação de novos desenhos, proporcionando, hoje, um novo meio para a reprodução de desenhos tradicionais ou um novo campo para expressão dos artistas e designers.
Com criatividade, é possível imprimir um ar personalizado a ambientes como salas, varandas, quartos e cozinhas. Em muitas cidades está sendo usado no revestimento de calçadas como a simbologia de cada localidade.
Sua produção continua artesanal, permitindo uma personalização sob medida na formação de variados tapetes e compondo com outros materiais, como madeiras e cimento. Sua infinidade de desenhos e cores