Trabalho ladrilho Hidraulicos
Camila Gomes Faria
Juliana Andrade Camargos
Maristela Duarte
Thaís Mendonça de Santana
LADRILHOS HIDRAÚLICOS
Belo Horizonte
2015
SUMÁRIO
1 LADRILHO HIDRAÚLICO
1.1 HISTÓRIA
1.2 DEFINIÇÃO
1.2.1 Tipos
1.2.2 Tamanhos
1.3 USO NA DECORAÇÃO
“A arte não reproduz o visível, torna visível”.
(Paul Klee)
RESUMO
Os primeiros ladrilhos hidráulicos datam de 1860, aproximadamente, e tiveram sua origem na Europa como uma opção para substituir os revestimentos procedentes da pedra, como o mármore. Os ladrilhos hidráulicos remontam ao século IV, período em que o Império Bizantino dominava grande território entre a Europa e a Ásia. Castelos, palácios e grandes feitos da arquitetura européia do séc. XVII carregam em sua essência, a beleza transmitida pelos ladrilhos que mostraram excelência ornamental como pisos e revestimentos. No Brasil primeiramente sua utilização era restrita à importação das peças que chegavam de Portugal, França e Bélgica. As primeiras fábricas surgiram no final século XIX, quando um cônsul suíço transmitiu o conhecimento da técnica aos italianos residentes em São Paulo. Hoje, ele está de volta vivendo seu esplendor na decoração de vários ambientes. Resgatado por arquitetos e designers de interiores, acompanha a tendência retrô que valoriza elementos do passado.
1.1 HISTÓRIA
O ladrilho hidráulico, derivação dos mosaicos bizantinos, criado para decorar pisos e paredes, expressa a arte e a religiosidade que remontam ao século IV, época em que o Império Bizantino dominava grande território entre a Europa e a Ásia.
Arte bizantina
O ladrilho hidráulico é um dos mais antigos objetos padronizados para construção, pois aproveitando os pequenos pedaços de pedras coloridas, resultantes das ruínas de mosaicos, criaram-se ladrilhos para obras de arquitetura. Castelos, palácios e outros grandes feitos da arquitetura europeia do século XVII carregam em