Tuberculose
ETILOGIA:
É uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (Membranas que envolvem cérebro).
TRANSMISSÃO:
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, portanto a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa com Tuberculose expele ao falar, ao espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contém o agente infeccioso e pode ser aspirados por outro indivíduo contaminado. Má alimentação falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da doença.
PERÍODO DE INCUBAÇAO:
Varia, dependendo de vários fatores de risco individuais dentro de seis semanas após exposta, uma pessoa infectada desenvolve infecção primaria nos pulmões, que pode ser assintomática. A doença então entra em uma faze inativa que pode durar semanas ou anos.
PROFILAXIA:
È feita principalmente através de vacinação. A vacina B.C.G.( Bacilo de Callmette e Guerin) não possui eficácia 100%, mas permitiu reduzir o numero de casos de Tuberculose no mundo todo.Se uma pessoa for atingida pela Tuberculose, pode ser colocada em quarentena até que ela não, até que ela não esteja mais contagiosa ( a partir da terceira semana de tratamento com antibiótico).
TRATAMENTO:
É a base de antibióticos são 100% eficaz, no entanto não pode haver abandono. A cura da Tuberculose leva seis meses, mas muitas vezes o paciente não recebe o devido esclarecimento e acaba desistindo antes do tempo. Para evitar o abandono do tratamento é importante que o paciente seja acompanhado por equipes de Médicos, Enfermeiros, Assistentes sociais e visitantes devidamente preparados.
POTEGENESES:
Microorganismos denominado Mycabacterium Tuberculosis, também denoindado Bacilo de Koch (BK) que se propaga através do ar por meio de gotículas contendo bacilos expelidos por um doente com TB pulmonar ao