Ombudsman
OMBUDSMAN
COMPONENTES: ALESSANDRO ALEXANDRO FABRICIO MARIA DOS PRASERES MARTA ADRIANA
Teresina 16 de Abril de 2013
INTRODUÇÃO
Atualmente a figura do ouvidor/ombudsman vem ganhando cada vez mais espaço dentro das organizações públicas e privadas, esse é um tema ainda desconhecido para muitas pessoas mas entre as organizações tem sido essencial como ajuda no processo de gerenciamento.
As empresas utilizam a ouvidoria como uma ferramenta de auxilio na comunicação entre a organização e a sociedade, a fim de facilitar o acesso à informação, receber reclamações, sugestões e elogios.
No setor público a principal função do ouvidor é fazer com que o cidadão consiga transmitir de forma mais fácil suas críticas, denuncias e elogios à instituição. Já no setor privado criou-se o ombudsman, um tipo de atendimento personalizado para coleta de informações que ajudam no processo de gerenciamento, buscando a harmonia de interesses da empresa e de seus clientes.
A criação da ouvidoria no Brasil ganhou força após 1988, com a promulgação da nova constituição onde diz que são definidos os direitos dos cidadãos , sejam individuais, coletivos, sociais ou políticos; e em 1990 com a Lei nº 8.078, que regulamentou as relações de consumo por meio do código de defesa do consumidor.
A relação das organizações com os cidadãos vem se transformando ao longo do tempo, gerando a necessidade de aproximação com os consumidores e colaboradores para conhecer o nível de expectativa, então surge a figura da ouvidoria para trazendo resultados como redução de custos operacionais, voltado para a fidelização e satisfação do publico com a imagem da organização e o fortalecimento da cidadania.
O objetivo desse relatório é mostrar o surgimento e evolução da história da ouvidoria, sua atuação