oligopolio
O oligopólio é formado por uma estrutura de mercado em que apenas poucos vendedores oferecem produtos similares ou idênticos. Um mercado oligopolista é aquele em que há poucos vendedores, as ações de qualquer vendedor do mercado podem ter grande impacto sobre os lucros de todos os outros.
Mercado com poucos Vendedores: Como um mercado oligopolista há somente um pequeno numero de vendedores, uma característica-chave do oligopólio é a tensão entre a cooperação e o interesse próprio. Os oligopolistas se beneficiam quando cooperam e agem como se fossem um monopólio- fabricando uma pequena quantidade de produto e cobrando um preço superior ao custo marginal. Mas, como cada oligopolista se preocupa somente com seu próprio lucro, há fortes incentivos em que ação que impedem que um grupo de empresas mantenha os resultados cooperativos.
O equilíbrio para um oligopólio: Os oligopolistas gostariam de formar cartéis e obter lucros monopolistas, mas isso geralmente não é possível. Os conflitos entre os membros de um cartel sobre como dividir o lucro do mercado muitas vezes tornam impossível um acordo entre eles.
Como o tamanho de um oligopólio afeta o resultado de mercado: Um grande mercado oligopólio é essencialmente um grupo de empresas competitivas. Uma empresa competitiva considera apenas o efeito quantidade quando decide quanto produzir: como as empresas competitivas são tomadoras de preços, o efeito preço esta ausente. Assim, á medida que o numero de vendedores em um oligopólio aumenta, o mercado oligopolista fica cada vez mais parecido com um mercado competitivo. O preço se aproxima do custo marginal e a quantidade produzida se aproxima do nível socialmente eficiente.
Reportagem
Lucros dos bancos crescem e não há luz no fim do túnel, dizem especialistas.
"Os bancos ganham fácil nessas duas formas, a Selic e tarifas", diz economista Amir Khair
São Paulo – A temporada de divulgação dos lucros trimestrais dos bancos