Oligodrâmnia
O que é? Oligodramnia é a diminuição do volume de líquido amniótico para uma idade gestacional definida. Sua incidência varia de 3,9 a 5,5% de todas as gestações.
Quais são as causas? As principais causas de determinantes da diminuição do volume amniótico são a ruptura prematura das membranas amnióticas, a insuficiência placentária, a presença de anomalias fetais (normalmente as do sistema urinário), as síndromes hipertensivas, o tabagismo e a pós-maturidade.
Como é diagnosticada? A oligodramnia é suspeitada pelo exame físico, quando de medidas da altura uterina inferiores para a idade gestacional, e confirmada por exame ultra-sonográfico, que fornece o diagnóstico de acordo com o índice de líquido amniótico (ILA).
A oligodramnia associa-se ao crescimento intra-uterino restrito, taxas mais elevadas de nascimento via abdominal, baixos índices de Apgar no quinto minuto, mortalidade perinatal, presença de mecônio no líquido amniótico e sofrimento fetal, seja devido à doença de base que o determinou, seja em decorrência da compressão exercida pela parede uterina diretamente sobre o corpo do concepto.
Pesquisa
De um total de 105 casos de oligodramnia, foram selecionados 51 prontuários de gestantes sem ruptura de membranas amnióticas como fator etiológico, e excluídos 54 casos, por não apresentarem na íntegra os dados necessários à pesquisa. Para fins de análise, compararam-se os dados obtidos a 61 casos com quantidade intermediária e normal de líquido amniótico.
Líquido amniótico: O líquido amniótico é componente importante do ambiente intra-uterino. Sua produção e a sua absorção dependem de uma série de mecanismos interdependentes entre o feto, a placenta, as membranas e o organismo materno, sendo que qualquer alteração no seu volume requer cuidadosas avaliações tanto do feto como da mãe.
Resultados e Discussão
- O peso médio dos recém-nascidos do grupo portador de oligodramnia foi de 2.700 versus