O Que

379 palavras 2 páginas
O que é? Oligodramnia é a diminuição do volume de líquido amniótico para uma idade gestacional definida. Sua incidência varia de 3,9 a 5,5%de todas as gestações.
Quais são as causas? As principais causas de determinantes da diminuição do volume amniótico são a ruptura prematura das membranas amnióticas, a insuficiência placentária, apresença de anomalias fetais (normalmente as do sistema urinário), as síndromes hipertensivas, o tabagismo e a pós-maturidade.
Como é diagnosticada? A oligodramnia é suspeitada pelo exame físico,quando de medidas da altura uterina inferiores para a idade gestacional, e confirmada por exame ultra-sonográfico, que fornece o diagnóstico de acordo com o índice de líquido amniótico (ILA).
Aoligodramnia associa-se ao crescimento intra-uterino restrito, taxas mais elevadas de nascimento via abdominal, baixos índices de Apgar no quinto minuto, mortalidade perinatal, presença de mecônio no líquidoamniótico e sofrimento fetal, seja devido à doença de base que o determinou, seja em decorrência da compressão exercida pela parede uterina diretamente sobre o corpo do concepto.

16.2. Oligodramnia A oligodramnia, independentemente de sua etiologia, é fator precipitante de diversas condições que aumenta os índices de morbiletalidade perinatal, tais como acidentes agudos de cordão umbilical (compressão funicular) e hipoplasia pulmonar. Frente à oligodramnia, impõe-se saber se esta foi causada por amniorrexe. Afastada esta hipótese, temos que pensar nos diagnósticos diferenciais Conduta A amnioinfusão tem tido resultados desencorajadores até o momento nos casos de oligodramnia, pois eleva o risco de infecção amniótica e não restabelece, por tempo adequado, o volume de líquido amniótico devido à rápida absorção do líquido infundido. No nosso serviço, a amnioinfusão está limitada a casos específicos em que se deseja uma maior acurácia diagnóstica da morfologia fetal frente a oligodramnia acentuada ou adramnia; apesar de que, observamos uma melhora

Relacionados