oleos e gorduras
O presente trabalho tem como tema Óleos e Gorduras, centradas na disciplina de Química, terá como abordagem de vários temas como: Tipos de Óleos “vegetais e animais”; Tipos de Gorduras “vegetais e animais”; diferenças entre margarina e manteiga; importância das gorduras; efeito de gorduras no organismo humano; aplicação dos ésteres na indústria alimentar e na indústria química; classificação dos ésteres.
Serão detalhados vários aspectos relacionados com a nossa saúde e o nosso dia-a-dia baseando-se em óleos e gorduras.
De tão ostensivamente associadas aos efeitos negativos, elas são temidas por quem pretende ter uma alimentação saudável. Mas a verdade é que as gorduras têm um papel fundamental nas nossas vidas. Se isso não bastasse, elas são excelentes condutoras de sabor e meios fantásticos de cocção.
1. Objectivos:
Identificar e caracterizar os tipos de óleos e gorduras;
Diferenciar a margarina da manteiga;
Obter os efeitos e importância das gorduras no seio do nosso ambiente, principalmente ao ser humano.
Classificar os ésteres e as suas aplicações na indústria alimentar e na indústria química.
2. Óleos e Gorduras
Os óleos e gorduras são substâncias insolúveis em água (hidrofóbicas), de origem animal ou vegetal, formados predominantemente por ésteres de triacilgliceróis, produtos resultantes da esterificação entre o glicerol e ácidos graxos.
Os triacilgliceróis são compostos insolúveis em água e a temperatura ambiente, possuem uma consistência de líquido para sólido. Quando estão sob forma sólida são chamados de gorduras e quando estão sob forma líquida são chamados de óleos.
Segundo Fennema (2000), os óleos oriundos de frutos, como o azeite de oliva, são denominados azeites.
Os óleos vegetais possuem de uma a quatro insaturações (ligações duplas) na cadeia carbónica, sendo líquidos à temperatura ambiente; as gorduras são sólidas à temperatura ambiente, devido a sua constituição em ácidos graxos