Oleos e Gorduras
Índice
Introdução - Óleos e gorduras 1.0
Quantidade diária 1.1
Importância do consumo 2.0
As consequências de não consumir estes alimentos 2.1
Conclusão 3.0
Bibliografia 4.0
1.0 Óleos e gorduras
As gorduras são também conhecidas como lipídeos, que são substâncias químicas formadas basicamente por ácidos graxos e glicerol (a proporção é de três moléculas de ácidos graxos ligadas a um glicerol). Elas podem ser encontradas na natureza sob a forma sólida (gordura) ou líquida (óleos). São essenciais para o nosso organismo. Pois são uma importante fonte de energia, altamente concentrada. São nove calorias por grama, mais que o dobro da quantidade de energia existente nos carboidratos e proteínas (4 cal/g), as outras substâncias básicas que compõem a nossa alimentação. Também fornecem vitaminas (A, D, E e K), revestem e protegem órgãos vitais. A digestão das gorduras é mais lenta, o que garante uma sensação de saciedade e um intervalo maior entre as refeições.
Os ácidos graxos são formados por cadeias de carbono (18 ou mais átomos). Alguns desses átomos de carbono se ligam a um par de átomos de hidrogênio, formando o grupo CH2. O grau de saturação da gordura está diretamente ligado ao número de pares de hidrogênio existentes – quanto mais ligações, mais saturada a gordura. As chamadas gorduras saturadas são encontradas em estado sólido na temperatura ambiente, geralmente na gordura animal, como carne, banha e derivados do leite, etc.
1.1 Quantidade diária
Por serem alimentos muito calóricos, as gorduras e óleos devem ser consumidos com moderação (de 1 a 2 porções diariamente). Cada porção equivalente a 1 colher de sopa de azeite, ou ½ colher de sopa de manteiga equivale a aproximadamente 75calorias. Como o óleo já esta presente na preparação de alguns alimentos e ate mesmo em certas carnes, e importante ser bem