oleos e gorduras
Os alimentos, tanto os naturais como os processados, podem conter vários tipos de gordura. Alguns tipos tem efeito positivo a saúde aumentando o HDL
“colesterol bom” enquanto outros podem ser prejudiciais aumentando o nível de
LDL o “colesterol ruim”.
1. Gordura Saturada
A gordura saturada é composta por triglicerídeos, cujos ácidos graxos são saturados. A ligação entre carbonos é do tipo simples e, quanto na temperatura ambiente, é encontrada no estado sólido.
Este tipo de gordura é sintetizada por animais e certos vegetais, como o côco e a palma, que apresentam um tipo de ácido graxo de cadeia média (entre 8 a 12 carbonos) e levam ao aumento de colesterol ruim no sangue. Está presente na manteiga, banha, bacon, queijos curados, toucinho e carne.
Não há um quadro clínico de carência com relação a esse tipo de gordura, pois esta não é necessária para o organismo, sendo que quanto menor for sua ingestão, melhor é para o organismo. 2. Gordura insaturada
Gordura insaturada é a gordura ou ácido graxo que apresenta uma ou mais ligações duplas em suas cadeias. Quando em temperatura ambiente, encontra-se no estado líquido.
Existem dois tipos de gordura insaturada:
Monoinsaturada: apresenta apenas uma ligação dupla de carbono;
Poliinsaturada : apresenta mais de uma ligação dupla de carbono.
Este tipo de gordura é encontrado no azeite de oliva, castanhas, óleo de canola, abacate, semente de linhaça e determinados peixes, como atum, salmão, truta e cavala.
Ingerir a quantidade mínima diária recomendada de gordura insaturada é fácil. A utilização de óleos de origem vegetal no preparo das refeições, já supre as necessidades diárias. Todavia, devem ser usadas quantidades adequadas de calorias e de gordura total, compatíveis com uma alimentação saudável, para não levar a problemas de sobrepeso e obesidade.
3. Gordura Trans
Identifica-se gordura trans como uma