Resenha "História, que ensino é esse?"
História: que ensino é esse?
Juliana Pirola da Conceição*
É interessante quando abrimos um livro cujo título é uma pergunta, logo o folheamos na busca de respostas e deparamo-nos com uma enorme quantidade de autores, de perspectivas e, consequentemente, de respostas. A sensação é desconcertante, mas a surpresa é positiva, pois, assim, como são inúmeras as possibilidades de interpretação da história, também são inúmeras as perspectivas para o seu ensino. Essa é a proposta do livro: não definir a área, os seus sujeitos, os temas ou os objetos desde um único ponto de vista, mas a partir de relatos de memória, de práticas de ensino e de pesquisa busca-se refletir a respeito da importância do ensino de História na atualidade, em um momento delicado, quando órgãos públicos e entidades da sociedade civil contestam sua relevância no sistema escolar, especialmente no estado de São Paulo.
O livro é uma coletânea, organizada pelo professor e historiador Marcos Antonio da Silva, Livre Docente e Titular da área de Metodologia da História na FFLCH/
USP, que reúne 21 artigos de professores, pesquisadores, formadores e orientadores, de diferentes gerações e distintas regiões do país, comprometidos com a História e com o seu ensino, no ambiente escolar e também fora dele. Seu mérito está em procurar expor as várias respostas que o título enseja passados quase trinta anos da publicação de Repensando a história (1984), organizado pelo mesmo autor, como aponta Katia Maria Abud logo no prefácio. Alguns dos temas ali presentes são retomados sob novas perspectivas teóricas, e outros são incluídos, acompanhando as novas tendências da historiografia e as visões contemporâneas do ensino. Com isso, pode-se observar como caminharam as discussões e as propostas para a área em diferentes abordagens, seja no plano conceitual ou em relação aos conteúdos.
Enquanto no primeiro livro o enfoque estava na busca pela especificidade do saber histórico escolar, explorando as