Oleos Essenciais
Definição:
• São princípios de origem vegetal, definíveis por um conjunto de propriedades que permitem sua caracterização e isolamento, entre as quais se destacam :
Volatibilidade
Aroma e Sabor
• Insolubilidade em água (solubilidade limitada) Solubilidade em solventes orgânicos usuais
Localização:
São encontrados em aparelhos secretores, células secretoras, tricomas (pelos) secretores. Localização:
Canais secretores:
Bolsas secretoras:
Métodos de Obtenção:
• Destilação por arraste de vapor:
hidrodestilação:
Os
materiais
da
planta
são
completamente emergidos na água, como num chá e então destilados. A temperatura não excede os 100ºC, evitando desta forma a perda de compostos mais sensíveis a altas temperaturas como na destilação a vapor. Este é o mais antigo método de destilação e o mais versátil.
destilação pela água e vapor: empregado para obterem-se óleos essenciais de folhas e ervas, mas nem sempre é indicado para extrair-se o óleo essencial de sementes, raízes, madeiras e algumas flores.
destilação pelo vapor d’água: O arraste por vapor d’água ou destilação a vapor é o método mais difundido. A água é aquecida em um recipiente e o vapor é bombeado sob pressão para um outro recipiente, onde se encontra o material vegetal. O calor do vapor faz com que as paredes celulares se abram. Dessa forma, o óleo que está entre as células evapora junto com a água e vai para o tubo de resfriamento. A fase oleosa não se mistura com a fase aquosa. Por serem mais leves, os óleos essenciais ficam
• Solventes orgânicos
As plantas são imersas no solvente adequado (acetona ou qualquer outro derivado do petróleo), e a separação realiza-se quimicamente, pela destilação em temperaturas específicas, que causam somente a condensação do óleo e não dos solventes. Neste caso, os óleos obtidos geralmente não são usados em aromaterapia, pois geralmente contêm vestígios do solvente.
Aparelho Soxlet
Decantação
• extração à frio:
Enfleurage: