TRABALHO DE FLUIDOS INTEGRADOR
(Calha Parshall)
Nome do Autor:
• Engº Luís Fernando Oliveira Góes Júnior
Cargo atual: Engenheiro de Contrato
Formação: Engenheiro Civil formado pela PUC Campinas, aluno especial de pós-graduação em edificações na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP .
• SÍNTESE
Nosso trabalho descreve os procedimentos adotados para medição de efluentes
Sanitários utilizando um Sistema de Medição Integrado do tipo Calha Parshall equipados com sensor de nível tipo ultrasônico e conversor microprocessado.
Nesse trabalho também abordamos metodologias usadas para aferição ou calibração dos equipamentos e exemplos de instalações existentes em algumas cidades.
1 – OBJETIVO
Devido ao grande aumento do uso de Fontes Alternativas de Abastecimento de Água, cada vez mais se torna necessária a medição e cobrança dos efluentes sanitários.
Este trabalho tem como finalidade definir princípios básicos, especificação técnica e procedimentos para padronizar a instalação de sistemas de medição de esgoto do tipo Calha Parshall equipados com sensor de nível tipo ultrasônico e conversor microprocessado.
Também são abordadas neste trabalho metodologias usadas para aferição ou calibração dos equipamentos e exemplos de instalações existentes em algumas cidades.
Este trabalho se aplicará aos locais onde existe usuários de Fontes Alternativas de Abastecimento de Água, com volume mensal de esgoto superior a 1000 m³. Esta limitação e imposta em função dos ranges de medição das calhas parshall.
2 – METODOLOGIA
2.1 – CONCEITOS BÁSICOS
2.1.1 – Calha Parshall – Dispositivo de medição de vazão na forma de um canal aberto com dimensões padronizadas. A água é forçada por uma garganta estreita, sendo que o nível da água a montante da garganta é o indicativo da vazão a ser medida, através de fórmula consagrada.
2.1.2 – Sensor de Nível – Transdutor ultrasônico que emite uma onda de som que bate na superfície do material e é refletida como um eco. O