oleo essencial
PRISCILA SCHULTZ MÜLLER
MICROENCAPSULAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DE LARANJA
CURITIBA
2011
PRISCILA SCHULTZ MÜLLER
MICROENCAPSULAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DE LARANJA
Dissertação apresentada ao Programa de Pós
Graduação em Tecnologia de Alimentos do Setor de
Tecnologia da Universidade Federal do Paraná, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em
Tecnologia de Alimentos.
Orientadora: Prof. Dra. Agnes de Paula Scheer
Co-orientadora: Prof. Dra. Sônia Faria Zawadzki
.
CURITIBA
2011
Aos meus pais Hellmuth e Cléia, ao meu irmão Guilherme, ao meu amor Gustavo.
Por estarem sempre ao meu lado, me incentivando e apoiando...
Com amor
Dedico.
AGRADECIMENTOS
À Deus por estar sempre presente em minha vida, e tornar tudo possível.
Aos meus pais Hellmuth e Cléia que, com muito carinho, dedicação e apoio, não mediram esforços para que eu chegasse até esta etapa de minha vida, por me incentivarem com muito amor para que meus desejos e planos se realizassem e por sempre terem acreditado em mim.
Ao meu irmão Guilherme, pelo carinho, apoio, incentivo e por tantos momentos compartilhados juntos.
Ao Gustavo pelo amor, carinho, paciência, companheirismo, por sempre estar me incentivando e ajudando.
À minha orientadora professora Drª Agnes de Paula Scheer pela dedicação, suporte e oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
À minha co-orientadora professora Drª Sônia Faria Zawadzki pelas trocas de idéias, paciência, grande colaboração no desenvolvimento deste trabalho.
A Lílian Cocco pela amizade, pelo apoio e pela enorme contribuição com sugestões relevantes no desenvolvimento deste trabalho.
A Mitsuco pelas sugestões nas análises junto ao Laboratório de Análise de
Combustíveis Automotivos – LACAUTets.
A Rosângela pela ajuda e paciência durante as análises no microscópio eletrônico junto ao Centro de Microscopia Eletrônica da UFPR.
A prof. Dra. Maria Rita por disponibilizar o spray