oioi
1) Um estudante de Física observa um raio luminoso se propagando de um meio A para um meio B, ambos homogêneos e transparentes como mostra a figura. A partir desse fato, o estudante conclui que:
a) o valor do índice de refração do meio A é maior que o do meio B;
b) o valor do índice de refração do meio A é metade que o do meio B;
c) nos meios A e B, a velocidade de propagação da luz é a mesma; d) a velocidade de propagação da luz no meio A é menor que no meio B;
e) a velocidade de propagação da luz no meio A é maior que no meio B;
2) Um raio luminoso atravessa três meios diferentes e sofre as alterações mostradas na figura, ao passar pelos meios com índices de refração n1, n2 e n3.
Pode-se afirmar que:
a) n1 < n2 > n3
b) n1 = n2 = n3
c) n1 < n2 < n3
d) n1 > n2 > n3
e) n1 > n2 < n3
3) Nas figuras I, II e III, estão representados fenômenos físicos que podem ocorrer quando um feixe de luz incide na superfície de separação entre dois meios de índices de refração diferentes. Em cada uma delas, estão mostradas as trajetórias desse feixe.
Considerando essas informações é correto afirmar que ocorre mudança no valor da velocidade no feixe de luz apenas nos fenômenos representados em:
a) I
b) II
c) I e II.
d) I e III.
e) I, II e III.
4) A luz proveniente de uma estrela sofre refração ao passar do vácuo interestelar para a atmosfera terrestre. A conseqüência disso é que a posição em que vemos a estrela não é a sua verdadeira posição. A figura mostra, de forma simplificada, a posição aparente de uma estrela vista por um observador na superfície da Terra.
A posição verdadeira da estrela está mais próxima do ponto:
a) A
b) B
c) C
d) D
5) O empregado de um clube está varrendo o fundo da piscina com uma vassoura que tem um longo cabo de alumínio.
Ele percebe que o cabo de alumínio parece entortar-se ao entrar na água, como mostra a figura a seguir.
Isso ocorre