criatividade e aprendizagem
A influência mais notável deste período do desenvolvimento é o amadurecimento fisiológico de sistemas hormonais, que resulta na intensificação de impulsos, particularmente os impulsos sexuais.
Esta fase do desenvolvimento psicossexual corresponde à fase adolescente, que inicia com o começo da puberdade e termina com a aquisição da fase adulta jovem.
Este estágio um tanto longo do desenvolvimento psicossexual, sem dúvida um dos mais desafiadores no ciclo vital, requer o desenvolvimento de domínio psicológico sobre as pressões dos impulsos.
Além disso, uma tarefa-chave do desenvolvimento associado ao estágio genital é o estabelecimento de relações de objeto maduras e da sexualidade genital com um parceiro apropriado.
Um aspecto importante desta aquisição é a separação emocional dos próprios pais e o estabelecimento de um estilo de vida independente.
Além destas modalidades essenciais da sexualidade na criança, que deram seus nomes às fases principais que examinamos, existem outras manifestações do impulso sexual que merecem atenção.
Uma dessas é o desejo de olhar, que em geral é mais acentuado na fase fálica, e seu equivalente, o desejo de exibir. A criança deseja ver os genitais de outras, bem como mostrar os seus. Sua curiosidade e exibicionismo, naturalmente, incluem outras partes do corpo e também outras funções corporais.
As sensações cutâneas também contribuem com sua parte, e assim o fazem a audição e o olfato.
Descrevemos a sequência de fases que se produzem normalmente na infância como manifestações do impulso sexual.
Essa sequência envolve, naturalmente, variações no grau de interesse e importância que se prende na vida psíquica da criança aos vários objetos e modalidades de gratificação do impulso sexual.
Se descrevermos esses fatos em termos dos nossos