Jogo do Kalah
A HISTÓRIA:
Este jogo faz parte de uma família de cerca de 200 jogos denominados Mancala que, na sua variedade, ficou conhecida como o “jogo nacional da África”. A palavra Mancala origina-se do árabe naqaala que significa mover.
Sua origem mais provável é o Egito. A partir do vale do Rio Nilo aqueles jogos foram se expandindo para o restante do continente africano e Oriente. Existem estudiosos que supõem que os Mancalas possuem cerca de 7000 anos, o que levaria a acreditar serem estes os jogos mais antigos do mundo. Acredita-se que os Mancalas teriam sido trazidos para as Américas pelos escravos africanos, o que seria mais uma contribuição cultural dos negros ao novo continente.
Os tabuleiros destes jogos podem ser feitos de diferentes materiais: madeira esculpida, sulcos cavados no solo, ou mesmo confeccionados em papel. Os jogos Mancala admitem várias versões. Aqui trataremos do jogo Kalah que era utilizado na Argélia, onde as pessoas faziam sulcos cavados no solo e jogavam, originalmente, com sementes.
O Kalah é um jogo de estratégia pouco conhecido no ocidente e bastante difundido no continente africano e parte do asiático. O jogo Kalah é composto por um tabuleiro retangular com doze casas distribuídas nas laterais do retângulo: duas (chamada Kalah) situadas no centro das laterais e um grupo de cinco casas, localizado no sentido do comprimento das laterais maiores. Joga-se com trinta e duas sementes iguais. (Fonte: Apostila Pró Letramento)
MATERIAL:
• Tabuleiro com 32 peças (16 para cada jogador)
OBJETIVO: O kalah (espaço circular) contendo o maior número de peças ao final do jogo indicará o vencedor. Caso os dois kalahs tiverem o mesmo número de peças um empate será declarado.
REGRAS:
1) Para iniciar o jogo distribui-se 3 peças em cada espaço, com exceção dos centrais que deverão conter 4 peças. Os Kalah deverão estar vazios no início do jogo. 2) Os jogadores fazem suas