oioi
Disciplina: Geografia
Professor: José Barroso
Trabalho realizado por:
Filipe Fernando Nº6
12ºE
Introdução
Numa tarde de verão de 1886, John Pemberton, cria um líquido que viria a tornar-se parte da história do mundo. Uma marca conhecida por 99,9% da população mundial, que dificilmente alguém nunca comprou. No mais longínquo local deste planeta, é possível comprar uma. Pode também ser encontrada desde o mais requintado ambiente até ao mais simples estabelecimento comercial. Falamos assim da coca-cola.
História
Em 1886, enquanto a Estátua da Liberdade é erguida em Nova Iorque, John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, cria uma bebida que se tornaria outro grande símbolo americano. O farmacêutico, que adorava confeccionar fórmulas medicinais, ao pesquisar a cura para dores de cabeça faz uma mistura líquida com uma cor caramelo. Leva a mistura para uma farmácia, a Jacob's Pharmacy, onde o xarope, misturado à água carbonatada (gasosa), é oferecido aos clientes, que consideram a bebida muito especial. A farmácia coloca o copo do produto à venda por US$ 0,05. Frank Robinson, contabilista de Pemberton, chama à bebida Coca-Cola, escrevendo o nome na sua própria caligrafia. Desde então, o nome Coca-Cola é escrito da mesma maneira. A data oficial do nascimento da Coca-Cola é então, 8 de maio de 1886 - data em que foi lançada na Jacob's Pharmacy.
História (cont.)
Nos primeiros anos são vendidos aproximadamente 9 copos (237 ml) de Coca-Cola por dia. Um século depois, a empresa The Coca-Cola Company já tinha produzido mais de 38 biliões de litros apenas do xarope. Infelizmente, Pemberton era mais um inventor do que um homem de negócios. Sem ter ideia de que tinha inventado um produto que viria a ser um sucesso mundial, em 1891, vende a empresa para Asa Griggs Candler, por aproximadamente US$ 2.300,00. Candler torna-se o primeiro presidente da companhia e o