Oferta e Demanda
Linfadenite Caseosa
Sinonímia:
A Linfadenite Caseosa é também conhecida por Mal do Caroço, Pseudo Tuberculose, Enfermidade de Preisz-Nocard e Cheesy Gland.
Introdução
A linfadenite caseosa (LC) é uma enfermidade infecto-contagiosa de caráter crônico que acomete caprinos e ovinos. É causada pelo Corynebacterium pseudotuberculosis, caracteriza-se pela formação de abscessos contendo pus de coloração amarelo esverdeado e consistência viscosa (COLLETT et al., 1994; SMITH e SHERMAN, 1994). Pode ocorrer sob duas formas clínicas, uma superficial que acomete os linfonodos palpáveis, mais freqüente e outra víscera, que acomete os linfonodos internos (viscerais) (ALVES e PINHEIRO, 2000). O microrganismo pode sobreviver por longos períodos no solo e no ambiente, tornando a sua erradicação difícil. O animal uma vez infectado vai permanecer portador durante toda sua vida. A erradicação deve ser considerada por ser uma zoonose de ocorrência rara e pela importância econômica e sanitária da enfermidade no rebanho (SMITH e SHERMAN, 1994).
1. . Etiologia
O Corynebacterium pseudotuberculosis é o agente etiológico da Linfadenite Caseosa. Além dos caprinos e ovinos o microrganismo causa também a linfangite ulcerativa em eqüídeos e abscessos superficiais em bovinos, suínos, cervos e animais de laboratório (COLLETT et al. 1994; SMITH e SHERMAN, 1994). O gênero Corynebacterium é constituído por bactérias Gram positivas, em formato de cocobacilos pequenos ou filamentos (pleomórficas), anaeróbias facultativas, não esporuladas, imóveis e parasitas intracelular facultativas (HIRSH e ZEE, 2003; COLLETT et al., 1994).
2. Epidemiologia
A Linfadenite Caseosa ocorre em diversos países do mundo e tem grande importância naqueles em que a ovino-caprinocultura e mais desenvolvida (SMITH e SHERMAN, 1994)
No Brasil estima-se que a maioria dos rebanhos esteja infectados e que a prevalência clínica possa atingir 30% dos animais