Estudos das Patologias
Professor: Arq. Paulo R. Lemos
Acadêmico: Giovane F. Ziegler
1. DADOS GERAIS
OBRA: Residência Unifamiliar;
Nº de Pavimentos: Dois Pavimentos;
Tipos de Fundações: Estacas;
Estrutura: Pilares, Vigas e Lajes em Concreto Armado;
Paredes: Alvenaria em tijolos cerâmicos 6 furos.
Cobertura: Telhas de Concreto
Aberturas: Madeira
Pisos: Pavimento Térreo em concreto desempenado usinado e Pavimento Superior Porcelanato.
2. CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO: Foi analisada uma edificação, situada na Rua Intendente Muller, Bairro Centro, São Pedro do Sul-RS, tendo como proprietário Aldomar Butzke. A edificação consiste de dois pavimentos, sendo que, no pavimento térreo destina-se a garagem para abrigar dois caminhões, e no pavimento superior, a uma residência unifamiliar. A edificação foi construída e entrega ao cliente há oito meses, tratando-se então, de uma edificação nova.
A patologia analisada ocorreu em uma das paredes internas da edificação, a qual localizada-se no Pavimento Superior da edificação. Trata-se de uma parede, não portante, de meio da edificação, que atravessa transversalmente a edificação. O ponto que apresenta a patologia localiza-se no hall da residência (acesso da escadaria) e faz divisa entre a sala de Estar e a Cozinha, e também dá acesso a circulação íntima da residência, portanto possui dois grandes vãos de aberturas (portas), sobre as quais não foi utilizado contravergas de concreto no respaldo dos vãos.
A parede, é considerada de divisória, não portante, está estruturada em vigas de concreto armado e 4 pilares de 0,30cmx0,20cm, sendo que o maior vão entre os mesmos é de 4,00m e os pilares da escadaria estão a uma distancia de 1,30m. As distâncias em questão são as transversais. As fundações foram do tipo estacas, com profundidade de aproximadamente 12,00metros, cujo projeto e execução foram da empresa SM Estacas.
3. DA ANALISE: A vistoria foi