Oferta e demanda de mercado
Segundo a Teoria da Procura, quanto maior o preço do bem menor será a quantidade procurada; pelo inverso, segundo a Teoria da Oferta, quanto maior o preço do bem maior será a quantidade oferecida. Desta forma, existe apenas um preço em que as quantidades procuradas e oferecidas se igualam - é o chamado preço de equilíbrio.
No caso do preço estar acima desse preço de equilíbrio, a quantidade que os produtores oferecem é necessariamente superior à quantidade que os consumidores procuram - verifica-se um Excesso de Oferta. Assim sendo, os produtores são levados a baixarem os preços de forma a conseguirem vender os seus produtos;
Pelo contrário, se o preço estiver abaixo do seu preço de equilíbrio, a quantidade procurada será superior à quantidade oferecida - verifica-se um Excesso de Procura. Neste caso, os produtores têm incentivos para aumentar os preços de forma a satisfazerem toda a procura.
Conclui-se pelo exposto acima que o preço de mercado de um bem tende sempre para o seu preço de equilíbrio, ou seja, para o único preço em que as intenções de compra igualam as intenções de venda.
Algebricamente, o preço de equilíbrio é encontrado juntando a função oferta e a função procura. De igual forma, o preço de equilíbrio também pode ser encontrado graficamente sobrepondo no mesmo gráfico a curva da oferta e a curva da procura. No gráfico abaixo, em que foram sobrepostas as curvas da oferta (S de Suply) e da Procura (D de Demand), facilmente se conclui que existe apenas um preço para o qual a quantidade