Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
Quantidade de bens ou serviços que os agentes econômicos estariam dispostos e aptos a consumir num determinado momento, num determinado mercado por diferentes fatores determinantes.
Dispostos = querer
Aptos = poder
Agentes econômicos = famílias, empresa, governo etc.
Fatores determinantes = preço, qualidade, necessidade, concorrência etc.
Lei da demanda = menor preço, maior demanda; menor demanda, maior preço.
A curva de demanda é negativamente inclinada, pois quando o preço de um produto aumenta, a quantidade que os consumidores demandam diminui, ceteris paribus.
OFERTA
Quantidade de bens ou serviços que os agentes econômicos estariam habilitados e interessados a consumir num determinado momento, num determinado mercado por diferentes fatores determinantes.
Habilitados = poder
Interessados = querer
Agentes econômicos = famílias, empresa, governo etc.
Fatores determinantes = investimento, imposto, juros, matéria prima, natureza etc.
Lei da oferta = menor preço, maior oferta; menor oferta, maior preço.
A curva de oferta é positivamente inclinada, pois quando o preço de um determinado bem aumenta, os agentes desejam ofertar mais deste bem.
Equilíbrio do mercado
Para o mercado de um bem entrar em equilíbrio é necessário que a quantidade que as firmas ofertam seja igual a quantidade que os consumidores demandem. Como também é condição necessária, que o preço que os consumidores estejam dispostos a pagar, seja igual ao preço que os ofertantes desejam vender este bem. Graficamente, o ponto de equilíbrio é o ponto onde a curva de demanda intercepta a curva de oferta. Neste ponto, encontramos o preço e quantidade que equilibra o mercado.
Exemplo de equilíbrio de mercado.
. Equilíbrio e eficiência de Pareto. A situação de equilíbrio de mercado é eficiente no sentido de Pareto, pois, em equilíbrio não existe forma de melhorar a situação de algum grupo, sem prejudicar algum outro grupo
.