DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO
Fatores determinantes da demanda:
Preço do próprio bem/serviço;
Preço de outros bens/serviços;
Gosto;
Preferência;
Renda
Oferta
Oferta é a quantidade de bens e serviços que um ou mais agentes econômicos estariam habilitados e interessados em colocar num certo momento, num certo mercado, por diferentes fatores determinantes.
Fatores determinantes da oferta:
O preço do próprio bem;
A tecnologia;
Impostos;
Taxa de juros;
Fatores da natureza (tudo que pode ocorrer, em termos climáticos).
Demanda é sinônimo de procura. O papel dos preços é orientar a alocação dos recursos de produção, funcionando como indicador ou índice de escassez. Os preços são mecanismo de orientação das atividades econômicas, isto é, dos fluxos da produção e da renda, ou como índice de conversão de um fluxo real em nominal.
Importância do mercado no sistema econômico
Sistema de preços: é o conjunto de preços dos bens, serviços e fatores de produção de um sistema de preços.
Padrão de vida: é o nível de satisfação alcançado pelas pessoas que fazem parte de um sistema econômico, quando consomem os bens e serviços por ele produzidos.
Alocação de recursos: é a forma como os fatores de produção são organizados pelo mercado, para que produzam bens e serviços que atendam às necessidades das pessoas.
Equilíbrio de mercado
Quando se transfere essa noção de equilíbrio para a análise do mercado, o balanceamento de forças ocorre entre as forças básicas do mercado, a oferta e a procura. Esse equilíbrio é definido pelo ponto A, determinado pela interseção das duas curvas.
O preço de mercado (ou de equilíbrio) de determinado bem representa o preço que se forma no mercado e que compatibiliza os interesses dos consumidores e dos produtores. Esta compatibilização é conseguida quando a