Oferta, demanda e equilíbrio de mercado
A quantidade demandada se relaciona negativamente com o preço, fugindo à Lei da Demanda, a qual afirma que quando tudo se mantiver constante, a quantidade demandada de um bem aumenta quando seu preço diminui. No caso dos bens substitutos, um aumento no preço de um deles aumenta a demanda pelo outro bem, desequilibrando o mercado. No caso de bens únicos, os compradores aceitariam pagar o preço estipulado pelos produtores (caso do combustível no Brasil).
02. Como é determinado o preço em uma economia de mercado e seu equilíbrio de um bem ou serviço?
O preço é determinado pela compatibilização dos interesses antagônicos dos consumidores e dos produtores. O seu equilíbrio é atingido quando a quantidade procurada pelos consumidores é igual a quantidade oferecida pelos produtores, ou seja, o preço de mercado de um bem tende sempre para o seu preço de equilíbrio; para o único preço em que as intenções de compra igualam as intenções de venda.
03. Utilize as curvas de oferta e demanda para ilustrar de que forma cada um dos seguintes eventos afetaria o preço e a quantidade de manteiga comprada e vendida se houvesse:
a.) um aumento no preço da margarina;
b.) um aumento no preço do leite;
c.) uma redução nos níveis de renda média.
04. Em um mercado de concorrência perfeita, a oferta e a demanda de um determinado produto são dadas, respectivamente, pelas seguintes equações:
Qs = 48 + 10p e Qd = 300 – 8p, onde Qs é a quantidade ofertada, Qd é a quantidade demandada e p é o preço do produto. A quantidade transacionada nesse mercado quando ele estiver em equilíbrio será?
Equilíbrio é quando Qs = Qd, então:
A quantidade transacionada no mercado em equilíbrio é de 188 unidades do