Demanda, oferta e equilíbrio de mercado
Introdução
Demanda, oferta e equilíbrio do mercado, são sinônimos de microeconomia. Esse é o estudo que procura harmonizar a oferta e a demanda.
Se as empresas estiverem ofertando muitos bens o preço deles deve cair para que a produção seja vendida. Porém, se a procura por esse bem for muito elevada, a tendência do preço desse produto é subir. Este é um exemplo de como funciona essa lei; isso ocorre com todo o tipo de produto.
A estabilização da procura e oferta proporcionam o equilíbrio do preço no mercado.[3]
Conceitos
Microeconomia é o ramo da ciência econômica voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo ( indivíduos e famílias ); ao estudo das empresas e ao estudo da produção de preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos.
A microeconomia procura analisar o mercado e outros tipos de mecanismos que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, alocando de modos alternativos os recursos dos quais dispõe determinados indivíduos organizados numa sociedade.
A teoria valor trabalho foi desenvolvida por Adam Smith, ela diz que o pré-requisito para qualquer mercadoria ter valor é que ela fosse resultado de trabalho humano. Conclui-se que o valor do produto com relação ao trabalho humano é proveniente de 3 fatores: o salário, os lucros e os aluguéis.
A teoria valor utilidade diz que o valor dos produtos são relativos a sua utilidade, sendo assim, o valor do trabalho humano não deveria influenciar no valor do produto, independente do tanto de esforço e tempo despendidos por alguém na produção do bem. Por mais o produto gerado não exigisse tanto esforço humano, ele pode ter um valor elevado dependendo da sua utilidade para o comprador. Um exemplo disso podemos ver na produção de violinos; os preços deles podem variar de R$300,00 até R$5.000.000,00 (sendo que alguns podem custar mais até do que isso); o esforço humano para se produzir qualquer um desses é igual, pois o produto