Demanda e Oferta de Mercado
Iniciou-se com a publicação da obra de Adam Smith: A riqueza das Nações, em 1776.
Mercantilismo= a partir do Século XVI. A acumulação de riqueza de uma nação era baseada no acúmulo de metais preciosos. Fomentava o comércio exterior como forma de aumentar a riqueza. Consideravam que o governo de um país era mais forte quanto maior fosse o estoque de metais preciosos.
Fisiocracia= Surgiu como uma reação ao mercantilismo. OS Fisiocratas consideravam a Terra a única fonte de Riqueza. Consideravam desnecessária a regulamentação governamental, pois a lei da natureza era suprema.
Economia Clássica: Adam Smith é considerado o precursor da moderna teoria econômica. Para o autor uma mão invisível levaria o mercado à perfeição. Não havia a necessidade de ação do Estado. A produtividade decorre da divisão do trabalho (isto é, os trabalhadores deveriam especializar-se em algumas tarefas.
Economia Neoclássica: a partir da década de 1870 até o século XX. Um destaque desta corrente é Alfred Marshall. Privilégio para estudos microeconômicos (comportamento do consumidor.
Teoria Keynesiana: iniciou-se no Século XX (1936) com a publicação do Livro: Teoria Geral do emprego, dos juros e da moeda. Surge num contexto de um mundo econômico de Recessão (após a grande Depressão). Para Keynes não existem forças que auto-ajustem o mercado, e sim a participação efetiva do Estado.
Período Recente: Transformações Econômicas a partir da década de 1970. A análise econômica engloba quase todos os aspectos da vida humana, com estudos voltados para melhorias no padrão de vida e do bem-estar da sociedade. O controle e o planejamento macroeconômico permitem antecipar muitos problemas.
EXERCÍCIO
1) Um engenheiro fez um levantamento de produção de parafusos de uma determinada empresa e constatou a seguinte produção:
Alternativas
PARAFUSO A
PARAFUSO B
A
20
0
B
18
1
C
15
2
D
11
3
E
6
4
F
0
5
Com base nos dados