Forças de mercado: demanda e oferta
Oferta e Demanda
São as palavras mais usadas por economistas, as forças que fazem os mercados funcionarem, os termos oferta e demanda referem-se ao comportamento das pessoas quando eles interagem entre si nos mercados, Os compradores determinam a demanda, ou seja, quanto, e o que será comprado. E vendedores determinam a oferta, o que, e quanto será vendido. Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços dos produtos tendem a subir, já que os consumidores se dispõem a pagar mais para obter um determinado item. Por outro lado, quando a oferta é maior do que a demanda, os preços tendem a cair.
Um mercado é um grande grupo de compradores e vendedores de um dado bem ou serviço. Os compradores, em conjunto, determinam a demanda pelo produto, e os vendedores em conjunto, determinam a oferta de produto. Existem várias formas de mercado.
Mercado competitivo: Um mercado onde há tantos compradores e vendedores que cada um deles tem impacto insignificante sobre o preço do mercado.
Mercado perfeitamente competitivo: Os bens oferecidos à venda são todos iguais e os compradores e vendedores são tão numerosos que nenhum único comprador ou vendedor pode influir no preço de mercado.
Monopólio: Onde um vendedor controla o preço do mercado.
Oligopólio: São poucos vendedores e não há concorrência agressiva.
Em alguns mercados o conceito de concorrência perfeita se aplica perfeitamente. Contudo, os mercados de muitos bens e serviços não são perfeitamente competitivos.
DEMANDA
Quantidade demandada: É a quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar. A quantidade demandada em um mercado é a soma das quantidades demandadas por todos os compradores a cada preço. Assim, a curva de demanda de mercado é determinada somando-se horizontalmente as curvas de demanda individuais.
Lei da Demanda: Com tudo o mais mantido constante, a quantidade demandada de um bem diminui quando o preço dele aumenta.
Demanda de mercado: É a soma de todas as demandas