Demanda, procura e oferta de mercado
A microeconomia, ou teoria de preços é à parte da economia que estuda o comportamento das famílias e das empresas e os mercados nos quais operam. A evolução do estudo da teoria microeconômica teve inicio basicamente com a analise da demanda de bens e serviços, cujos fundamentos estão alicerçados no conceito subjetivo da utilidade. A utilidade representa o grau de satisfação que os consumidores atribuem aos bens e serviços que podem adquirir no mercado.
Ou seja, a utilidade é a qualidade que os bens econômicos possuem de satisfazer as necessidades humanas. Como esta baseada em aspectos psicológicos ou preferenciais, a utilidade difere de consumidor para consumidor. A teoria do valor-utilidade pressupõe que o valor de um bem de forma por sua demanda, isto é, pela satisfação que o bem representa para o consumidor. Ela é, portanto, subjetiva e considera que o valor nasce da relação do homem com os objetivos.
Consumidores e empresa, sem qualquer interferência do governo, tendem a encontrar sozinha uma posição de equilíbrio, mediante o mecanismo de preços, ou seja, da lei de oferta e procura.
DESENVOLVIMENTO
Demanda de Mercado:
A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.
A procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor. São elas: o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do individuo.
Há uma relação inversamente proporcional entre quantidade procurada e o preço do bem, coeteris paribus. É chamada lei geral da demanda. Essa relação quantidade procurada/ preço do bem pode ser representada por uma escala de procura, curva de procura ou função demanda.
Efetivamente, a procura de uma mercadoria não é influenciada apenas por seu preço. Existe uma serie de outras variáveis que também afetam a procura.
Para a maioria dos produtos, a procura será também afetada pela