Oferta e demanda definitivo
A lei da oferta e da procura é considerada a mais importante no terreno da Economia. Numa economia de mercado livre, diga-se de início.
A palavra oferta significa a ação de oferecer à venda ou colocar à disposição de alguém os bens ou serviços. Por outro lado, a palavra procura exprime a ação de ir em busca de bens ou serviços. Emprega-se às vezes o termo demanda em lugar da palavra procura.
Em primeiro lugar devemos saber que, muitas vezes, a lei da oferta e da procura também sofre influência de preços. A oferta e procura e o preço são elementos interdependentes, pois agem e reagem reciprocamente.
Preço, em Economia, nada mais é do que o valor dos bens e serviços expresso em moeda ou dinheiro. A moeda, pode ser considerada como instrumento de troca. Ela não é mercadoria de produção e tampouco de consumo, porém serve de poder de compra dos bens e serviços.
Sendo o preço uma proporção variável no mercado de certos bens ou serviços, devemos estudar as razões de sua determinação. A fixação do preço nos mercados livres (nem sempre freqüentes) depende, em parte da chamada lei do preço (ou do valor, segundo alguns autores), ou seja: a conhecida lei da oferta e da procura.
Sabendo que o preço é a medida monetária em que as trocas de bens e serviços são realizadas. Por ocasião das trocas apreciamos as vantagens da operação, tendo de um lado os compradores e do outro os vendedores. Agora diremos que a troca indireta se desdobra em dois atos: • Compra (procura ou demanda). • Venda (oferta).
Chama-se compra ou demanda efetiva quando trocamos dinheiro pelos bens e serviços. Portanto, podemos dizer que a procura ou a compra é um reflexo do consumo. Denomina-se venda a troca de bens e serviços por dinheiro. Assim podemos afirmar que a oferta ou a venda é um reflexo da produção. Eis a razão pela qual atrás da procura notamos os diversos graus da utilidade marginal dos