Notas De Aulas Sobre Demanda Oferta E Equil Brio De Mercado
Notas de aulas sobre Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
Prof. Gil Teixeira Filho
1. Introdução Como vimos anteriormente, na parte introdutória de nosso curso, a Economia é uma ciência da escassez, pois ela procura utilizar racionalmente os recursos produtivos da sociedade (que são escassos), para atendimento das nossas necessidades que são ilimitadas. Para tanto a sociedade deve fazer escolhas para que haja um melhor aproveitamento dos recursos.
Verificamos também, de maneira simplificada que, se nessa Economia, existirem somente dois agentes econômicos, famílias e empresas, eles se integrarão em dois mercados. O primeiro é o mercado de fatores de produção, onde as famílias fornecerão os recursos ou fatores de produção, e que serão remuneradas por isso. No outro mercado, as empresas fornecerão os bens e serviços que produzirem, e as famílias consumirão esses bens e serviços de acordo com suas necessidades e pagarão por eles, utilizando-se da renda auferida ao fornecerem os recursos ou fatores de produção para as empresas. Esse segundo mercado é denominado de “mercado de bens e serviços” sendo nele que iremos estudar os seus componentes de agora em diante.
Nesse sentido, como vimos anteriormente, é nesse mercado que as empresas deverão perguntar “o que produzir ?” , que será respondido em função das necessidades ou demanda dos consumidores, nesse caso das famílias.
Quanto produzir, será decidido pelo sistema de preços, dada relação entre a oferta e a demanda nesse mercado.
O como produzir é determinado pela concorrência entre produtores, fruto do nível de desenvolvimento tecnológico, ou seja, será a forma de como os produtores ofertarão esses bens e serviços no mercado.
Para quem produzir é determinado pelo fluxo de renda enquanto condição objetiva para a realização da produção.
Entretanto, antes de iniciarmos, o estudo dos elementos desse mercado, ou seja, oferta, demanda, formação de preços, e fatores relacionados, vamos