Oceano azul
1. Em no máximo 10 linhas descreva um texto que descreve como o livro “A estratégia do oceano azul” aborda a gestão de pessoas para a saída da concorrência ferrenha?
A chave do livro é tornar a concorrência irrelevante por meio da criação de novos setores e/ou novas demandas. O motor da estratégia chama-se inovação de valor que procura unir diferenciação e redução de custos, rompendo, dessa maneira, o trade off valor-custo comum em que os negócios atuam, e por isso atuantes pelo mesmo público. A ferramenta para chegar à inovação de valor é a matriz da avaliação de valor, onde se inserem os atributos atuais de um setor, entendendo onde os concorrentes estão investindo e o que os clientes estão recebendo, e assim utilizam-se os quatro métodos chaves: eliminar, reduzir, elevar e criar.
2. Construa um texto em no máximo 10 linhas relacionando: inovação, motivação e gestão de pessoas de acordo com o livro.
A gestão de pessoas é uma administração de recursos humanos a qual associa habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com o objetivo administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Um bom profissional é preciso saber renovar o seu conhecimento. Por isso, e pela necessidade de se mostrar disposto, satisfeito e em constante inovação para o bom desempenho do trabalho, é necessário estar sempre motivado, pois toda pessoa motivada se caracteriza por algo mais, impulsionando o desejo de fazer o melhor, inovar, criar novas condições e conduzir os imprevistos com tranqüilidade, e acima de todo, com criatividade.
3. Qual a diferença das regras para as empresas que navegam no oceano azul e no oceano vermelho?
Oceano azul: criar mercados inexplorados; tornar os concorrentes irrelevantes; criar e capturar uma nova demanda; romper o trade-off, valor-custo e ter diferenciação E baixo custo. São os mercados ainda não existentes, com todo o potencial a ser explorado.
Oceano