oceano azul
O autor nos mostra que a briga por um determinado segmento de mercado com várias empresas atuando com modelos de negócios parecidos, ou até mesmo idêntico, acaba se tornando um “Oceano Vermelho”.
Isso se dá pela “batalha” que acontece entre essas empresas, tão parecidas, em busca do aumento de sua parcela no mercado ( mais clientes ).
Essa guerra gerada acaba diminuindo a margem de lucro das empresas, pois elas tendem a fazer mais por menos, para assim tentarem vencer a concorrência. Essa nem sempre é uma boa saída, mas é a forma que as empresas sabem lidar com esse problema.
Os autores, W. Chan Kim e Renée Mauborgne, propõem no livro, para esses casos de concorrência super acirrada, que as empresas tentem criar um “Oceano Azul”, onde não haverá concorrentes.
Para criar um “Oceano Azul”, o livro indica que é preciso criar um novo produto ou serviço que traga uma inovação de valor para os não-clientes do mercado atual que a empresa esteja agindo. “ Resenha Crítica ”
Nesse livro classificam-se os mercados como “oceano vermelho e oceano Azul”. O primeiro é chamado de oceano vermelho por representar um mercado de concorrência acirrada emuitas vezes sufocante. Nesses mercados as empresas se baseiam nas concorrentes e nos seus passos para definirem suas estratégias de sobrevivência em águas tão turbulentas e escuras. As organizaçõesque se aventuram a navegar pro tais águas devem cientificar-se de que terão que dar seu sangue na missão árdua de sobreviverem às tormentas que se fazem em ganhar participação de mercado e aindaconseguirem obter lucro.
Já no oceano azul, as empresas se destacam por introduzirem novidades tecnológicas, mais que isso, é a inovação que passeavam pelo imaginário do consumidor. Surge como aquilo