oceano azul
CECIESA-GESTÃO
Disciplina: Estratégia Organizacional
Professor: Luis Carlos da Silva Flores
Acadêmica: Amanda Helena Roslindo Resumo: Estratégia Oceano Azul
O texto foca em produtos de tecnologia, que possui um mercado que é um dos mais atualizados e procurados pelos consumidores, atualmente as tecnologias fazem parte das nossas vidas, sendo fundamental em diversos tipos de trabalho e estudos. Existem tecnologias que são muito boas, porém são de um valor muito alto, sendo assim muitas pessoas não tem acesso a essas inovações, outra questão é as pessoas que não são muito ligadas à tecnologia, e não sabem lidar com coisas muito complexas, possuem dificuldades para manusear esses equipamentos mais avançados na tecnologia. As organizações devem inovar, entretanto precisam levar em consideração essas questões. A nova tecnologia deve ser acessível o seu público alvo, tanto no preço, quanto em sua utilização.
Com base no sucesso da Apple que aumentou sua demanda em grande escala, conquistando consumidores que não pertencem ao seu publico alvo, sendo eles os que não são muito conectados à tecnologia, simultaneamente criando uma propaganda boca a boca que influenciou muito para divulgar seu novo e ótimo produto. Imaginou-se que o mercado era formado por dois tipos de oceano, o oceano vermelho e o azul.
Os oceanos vermelhos são os que agrupam as organizações existentes que buscam constantemente por uma fatia maior do mercado, tendo como principal ferramenta a pesquisa da concorrência para tentar superá-la, sendo assim as águas deste oceano se tornam ruins, porque diminuem as perspectivas de lucros e crescimento das empresas, por viverem em constante batalha com os concorrentes para obter seu espaço no mercado.
Logo os oceanos azuis são formados por empresas que possuem grandes oportunidades de crescimento, são constituídas por águas profundas e inexploradas. Não disputam demanda com a concorrência, é necessário