Oceano azul
Reconstrua as fronteiras do mercado.
O primeiro princípio da estratégia do oceano azul é reconstruir as fronteiras do mercado para se libertar da concorrência e criar oceanos azuis. Esse princípio trata dos riscos da busca com o qual se defrontam muitas empresas.
Para se liberta da concorrência é necessário reconstruir as fronteiras do mercado. Há seis condições básicas para reformulação das fronteiras de mercado e se aplicam a todos os setores. Baseiam-se na observação de dados conhecidos.
• Primeira Fronteira: Examine os setores alternativos
• Segunda Fronteira: Examine os grupos estratégicos dentro dos setores
• Terceira Fronteira: Examine a cadeia de compradores
• Quarta Fronteira: Examine as ofertas de produtos e serviços complementares.
• Sexta Fronteira: Examine o transcurso do tempo
Os produtos e serviços cujas formas são diferentes, mas que oferecem as mesmas funções ou a mesma utilidade básica são geralmente substitutos uns dos outros. Por outro lado, produtos ou serviços alternativos são aqueles cujas formas e funções são diferentes, mas têm o mesmo propósito.
O fator crítico para a criação de oceanos azuis no vazio deixado pelos grupos estratégicos existentes é romper essa estreita visão, compreendendo os fatores que influenciam as decisões dos clientes de optar por subir ou descer de um para outro grupo. O termo grupo estratégico se refere a um conjunto de empresas que, dentro de um mesmo setor, adotam estratégias semelhantes. Na maioria dos setores, alguns poucos grupos estratégicos cultivam as mesmas diferenças fundamentais nas respectivas estratégias sem relação às dos demais participantes.
Tais grupos estratégicos podem ser geralmente classificados em ordem hierárquica com base em dois critérios: preço e desempenho. Cada ajuste no preço tende a acarretar um ajuste correspondente em alguns aspectos do desempenho. O fator crítico para a criação de oceanos azuis no vazio deixado pelos grupos estratégicos existentes é romper