definicoes capacidades fisicas
Defini-se Capacidades Físicas ou qualidades físicas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em: Força, Velocidade, Agilidade, Equilibro, Coordenação motora, Flexibilidade, Resistência.
Resistência: É a capacidade física que permite efetuar um esforço durante um tempo considerável, suportando a fadiga dele resultante e recuperando com alguma rapidez.
Flexibilidade: É a capacidade física que permite executar movimentos com grande amplitude.
Velocidade: É a capacidade física que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal.
Agilidade: É a qualidade física que permite mudar a direção do corpo no menor tempo possível. Conhecida como velocidade de “troca de direção”. Para a agilidade, a flexibilidade é importante.
Plano de Aula
1. Resistência
É uma capacidade revelada pelo sistema muscular que permite realizar esforços de longa duração, resistindo à fadiga e permitindo uma rápida recuperação depois dos esforços, evitando a perda de eficácia motora. É pela adaptação do sistema cardiopulmonar que se torna possível vencer a fadiga. Esta pode ser considerada um limite para lá do qual o rendimento decresce ou pára totalmente.
Uma vez que o esforço leva à fadiga, devem distinguir-se variantes destes dois conceitos.
Quanto ao esforço:
· Esforço absoluto: é um esforço que, por ser muito intenso, não possibilita a recuperação no seu decurso. Um exemplo prático são as provas de velocidade.
· Esforço relativo: é um esforço com uma intensidade moderada e por isso é possível a recuperação relativa durante a sua realização. Por exemplo, nas provas de distância.
Quanto à fadiga:
· Fadiga local é aquela que se revela somente nos músculos que foram utilizados no esforço efectuado,